Intercambio Rotário da Amizade

Distrito 4730 de Rotary International realiza Intercambio da Amizade em Treze Tílias – SC  Distrito 4740

De 11 a 15 de outubro, aconteceu o 1º Intercambio da Amizade da gestão 2017-18, quando o Distrito 4730 visitou a cidade de Treze Tílias – Santa Catarina,  Distrito 4740.

Participaram os companheiros Aldaci e Cornélio Capaverde, Dirce Regina Simczak, Maria Pierri do RCC Gralha Azul, Cleucimara Santiago e João Marcelo Mazzo  do RC de Ponta Grossa Vila Velha, Denise e Newton Cruz do Rotary Club de Curitiba Bom Retiro; Marcos Dybas da Natividade e Rosangela Afonso dos Santos do RCC Centro; Silmara de Fatima Santos Bassetti e Luiz Carlos do RC Bocaiuva do Sul.

Os participantes foram carinhosamente recebidos pelos companheiros do Rotary Club de Treze Tílias: Neusa Regina Michielin Perondi, o casal  Kalli e Alberto Kohler e filhas, José Carlos Toporoswski e sua esposa Alexandra, Angela Nater Martins e seu esposo Ademar,  além  da Governadora 2016/17  Cláudia Grander Barbieri e seu esposo que também estavam recebendo um grupo de rotarianos de Joinville- SC.

O grupo de visitantes acompanhou Tirolerfest – a festa que comemora os 84 anos da imigração austríaca na cidade, na programação uma explosão de cultura, música e danças típicas, lindos trajes típicos ricos em detalhes que encantam os olhossabores da culinária tipicamente austríaca; animação e muita energia

Em Treze Tílias a presença do Rotary é forte, e os anfitriões fizeram questão que os visitantes conhecessem a história e a cultura do lugar, acompanhando-os em vários pontos turísticos. E por falar em Cultura, esse é um traço marcante da cidade que tem muita influência europeia.  Podemos dizer que Treze Tílias é um pedacinho da Áustria no Brasil, com uma população média de 10.000 habitantes, sendo mais de 60% descende dos imigrantes austríacos e a ligação com a pátria-mãe é intensa. A cidade abriga o único consulado austríaco de Santa Catarina e o único do Brasil localizado numa cidade do interior. O Portal de entrada da cidade, em arquitetura austríaca, é famoso. A cidade é destaque pela arquitetura típica Alpina da Áustria e pelas fascinantes esculturas em madeira produzidos por seus artistas, um dom herdado dos primeiros imigrantes. As obras podem ser apreciadas por toda a cidade, nas varandas, nas portas e nos detalhes de decoração das casas. Destaque para as esculturas sacras, de todas as formas e tamanhos, pródigas em criatividade e beleza, que são conhecidas no mundo todo.

Quase todas as construções têm uma torre e um galo, símbolo da disposição do tirolês para o trabalho. A tradição artística está presente no dia a dia e nos principais eventos do município, em animadas festas populares e nos grupos folclóricos.

O Grupo de rotarianos visitou o Museu Municipal Andreas Thaler ( que serviu de residência do ministro organizador da colonização na cidade), detalhe nesse museu, o grande acervo de peças doados pela companheira Neusa Perondi. No roteiro ainda: o Parque Lindendorf – minicidade e seus  belos jardins, a cafeteria e sorveteria Eiskaffee Trudi com seu famoso strudel de maça com sorvete , o Mundo Tirolês – a maior loja austríaca do Brasil,  Cervejaria Bierbaum,  Vinícola Kranz,  Restaurante Pesque pague Natter ,atelier de famosos escultores como Conrado Moser, família Thaler, entre outros, sem falar no city-tour de “trenzinho”, o passeio guiado pela anfitriã, Dona Neusa e a Missa de ação de Graças na Igreja Matriz pelo 84º Aniversário de Imigração Austríaca com a participação do Coral Tiroler Echo

  

A rádio da cidade, Tropical FM, convidou os rotarianos para uma entrevista ao vivo, onde foi falado da atuação do Rotary, Distrito 4730, Intercambio da Amizade e a importância do Rotary para a erradicação da Pólio no mundo.

Durante a Noite Cultural – ‘Lustiger Tiroler Abend 12’, realizada no dia 14, os participantes do intercâmbio assistiram diversas apresentações artísticas de grupos de dança folclórica tirolesa, com coreografias trazidas pelos imigrantes e mantidas através das gerações. As danças e os trajes revelam as tradições do Tirol e de outros Estados austríacos.  A rica apresentação conta a história dos imigrantes desde a fundação da cidade até os dias de hoje, com atrações internacionais, vindas diretamente da Áustria para este evento.

O ponto alto foi o tradicional desfile histórico comemorativo a imigração Austríaca que aconteceu no domingo, pelas principais ruas da cidade. Os rotarianos do Distritos 4730 somaram se aos companheiros do Distrito 4740 , Interactianos e intercambistas, fortalecendo a Imagem Pública do Rotary e desfilando pelas ruas o seu orgulho de pertencer ao Rotary.

O Intercâmbio da Amizade proporcionou bons momentos para trocas de experiências rotárias, onde foi conversado sobre projetos e realizações, pois são realidades bastante diferentes.

Após o desfile, a despedida foi realizada em um festivo almoço de companheirismo com alguns membros do Rotary Club de Treze Tílias. Durante todos os momentos a programação contou com a presença de diversos companheiros e familiares, além de encontros com companheiros rotarianos de outros clubes, como do Rotary de Ipiranga e de RC de Ponta Grossa.

“Foi uma experiência maravilhosa, pudemos sentir o verdadeiro sabor cultural local ao lado de amigos rotarianos. Agora aguardamos os nossos companheiros do Distrito 4740, para retribuir e afinar ainda mais a nossa amizade”, comenta Denise Schmidlin Cruz.

  

Aguardem os próximos intercâmbios que estão por vir para Egito, EUA, México, Moçambique e Peru.

admin